Ricardo Montoro é um democrata. Fundamentalmente um democrata. Radicalmente um democrata. E é assim, com a lanterna ideológica que herdou do pai, o governador Franco Montoro, um dos próceres da redemocratização brasileira, que ilumina seu caminho na vida pública.



Ser um democrata é acreditar na participação popular em todo o planejamento de um governo. É confiar na descentralização de poder como a maneira mais eficaz de avançar na execução de políticas públicas. É promover o diálogo, a tolerância e a humildade em reconhecer que ninguém melhor do que os cidadãos e sua comunidade sabem mais de seus problemas e das soluções possíveis.


1982

Ricardo Montoro entrou para a vida pública em 1982, como secretário particular do governador Franco Montoro. A essa altura já era economista formado pela USP, somava cursos de especialização no Brasil e no exterior e era bem sucedido como executivo e empresário na iniciativa privada. Porém, não hesita em reconhecer que sua formação só foi concluída nos quatro anos de trabalho ao lado do pai, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Foi lá que Ricardo pôde aprender sobre as pessoas, seus anseios e necessidades, e entender que em política não há espaço para descanso, porque mesmo com dedicação total de um governante, o mandato acaba sem que ele tenha conseguido realizar tudo o que desejou.


1986

A partir do final do governo Montoro, em 1986, Ricardo se dedicou a vida de empresário do ramo de restaurantes, chegando a ter cinco filiais de suas casas espalhadas pelo Brasil, todas notadas pela qualidade.


1998

Em 1988, ao lado de Franco Montoro, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros companheiros participou da fundação do PSDB, partido onde milita até hoje.

Em 1998, no governo Mario Covas, foi nomeado diretor do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias, tendo a oportunidade de trabalhar pelas cidades turísticas do estado de São Paulo e conhecer melhor suas realidades.


2000

No ano 2000 foi eleito vereador pela cidade de São Paulo, se destacando como o melhor vereador de oposição pela ONG Voto Consciente. Pelo trabalho na mesma legislatura recebeu o prêmio Tucano de Ouro, terminando o mandato como líder da oposição. Reeleito em 2004 com praticamente o dobro dos votos que teve quatro anos antes, pôde auxiliar o então prefeito José Serra na retomada pelo desenvolvimento da cidade de São Paulo, numa administração que o alçou a governador do Estado em 2006, mesmo ano em que Ricardo Montoro foi eleito deputado estadual.


2007

Logo após sua posse na Assembléia Legislativa, Ricardo Montoro foi convidado pelo prefeito Gilberto Kassab para assumir a secretaria municipal de Participação e Parceria, pasta que é a tradução política da “escola Montoro”. Sob seu guarda-chuva estão os conselhos e as coordenadorias que promovem a participação da sociedade nas decisões de governo e a parceria com as entidades e organizações sociais, aprimorando a gestão.




MONTORO ON-LINE

Receba as novidades do Montoro.org no seu email