Conselhos de Segurança

Dê a sua opinão sobre esta proposta

* * * * * 3 votos

Votos

O mundo vivencia hoje uma série de mudanças. As mudanças climáticas, a escassez de recursos e a crise econômica global, configuram cenários que evidenciam uma maior desigualdade e vulnerabilidade do mundo. Para dar conta deste novo tempo precisamos de  abordagens e de respostas humanitárias eficazes. As mudanças climáticas atingem principalmente os mais pobres, os que moram em locais mais frágeis, que estão em situação de desvantagem.

Daí a importância de se estabelecer, em cada cidade, um Conselho Comunitário de Segurança ( CONSEG) e fortalecer os existentes.

Formalmente, os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro, ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada conselho é também uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias.

Mas cada cidade pode definir a sua atuação e quais são as suas prioridades. Com as queimadas em matas que assolam o país, os Consegs podem auxiliar na criação de Brigadas de Incêndio, contando com voluntários para apagar o fogo, quando este se inicia.

De um lado, os Conselhos podem atuar na prevenção e no outro para que, se o desastre acontecer, que tenha um impacto pequeno. Todo mundo sabe que vai chover. Chove todo ano. Chove no mesmo lugar e só aumenta o número de vítimas. É preciso minimizar ao máximo possível os danos, tanto econômicos, quanto de vidas.

Queremos atuar nisso como prioridade. Há áreas que requerem mudanças estruturais, de saneamento, de moradia, mas também é importante que as comunidades estejam prontas para atuar num desastre.

Quero levar esta bandeira para o Congresso Nacional. Conto com você.

Autor: Ricardo Montoro

Comente esta Proposta