Idosos

Dê a sua opinão sobre esta proposta

* * * *   4 votos

Votos

“É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”.
(Cap. I, artº 9º Estatuto do Idoso)

Para cumprir o que preconiza o Estatuto do Idoso, o Estado deve contar com serviços e ações que efetivamente garantam a participação dos idosos na sociedade, respeitando as suas dificuldades e as suas necessidades especiais e promovendo a sua inclusão.

As pessoas com mais de 60 anos constituem hoje cerca de 14,5 milhões de pessoas, o que representa 8,6%  da população total do Pais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE.
Este segmento deve ser cada vez mais integrado á sociedade e ter os seus direitos civis assegurados. A proteção ao envelhecimento é um direito social que deve ser respeitado por quem quer que seja, não podendo ser violado em qualquer hipótese.

Temos que avançar nesta garantia de direitos e assegurar que o poder público promova ações capazes de promover um envelhecimento saudável.  Na Secretaria de Participação e Parceria, Ricardo Montoro , promoveu cursos, palestras e atividades que reuniram milhares de idosos.

Mas o cidadão também tem a sua parte nisso ao reivindicar, participar e propor soluções. Uma ação que pode ser feita aqui, através deste espaço democrático.

Autor: Ricardo Montoro

4 comentários para “Idosos”

  1. 27 de setembro de 2010 às 4:36 pm

    Elizabeth Budney
    disse:

    Vejo muita coisa sendo feita para o idoso preservar sua saúde. Mas pouco, muito pouco para o cuidador daquele idoso que é fisicamente dependente. Cuidar de um idoso dependente quando não se tem dinheiro é uma tarefa árdua, difícil, extremamente cara. No meu caso: também sou idosa (64) com mãe de 87 que não faz nada sozinha e cabe a mim que sou filha única, cuidar dela e de todos os afazeres domésticos. Estou um frangalho. Procurei ajuda em serviços públicos mas nada encontrei. Nada. É lamentável. E não vejo nenhum candidato fazer alguma proposta para isso. Assim como eu existem milhares de cuidadores que simplesmente não dão conta.
    O texto da Constituição é ótimo; mas na prática não existe.

  2. 27 de setembro de 2010 às 5:14 pm

    Ricardo Montoro
    disse:

    Você tem toda razão. Na secretaria fazemos duas vezes ao ano um ciclo de palestras com o tema: Idoso cuidando do Idoso, justamente para trabalhar a questão do cuidador. Levamos profissionais para trocar experiência, fazer prevenção de quedas, mas queremos ir além e criar, no Congresso Nacional, uma ação específica para isso, discutindo com a sociedade a criação de leis que beneficiem o cuidador na hora da herança e oferencendo ajuda e orientação, além de favorecer o cuidado de idosos acamados.
    Vamos juntos nesta luta! Agradeço a sua participação neste blog e colocarei a questão dos cuidadores como uma proposta, que vc poderá conferir aqui mesmo no site.
    Um abraço,
    Ricardo Montoro

  3. 1 de outubro de 2010 às 10:07 pm

    DIRCEU ANTONIO PASTORELLO
    disse:

    Prezado Ricardo Montoro:

    Sou advogado e acompanho sua trajetória política, aliás como acompanhei a de seu saudoso pai.
    Essa questão do idoso é extremamente delicada por envolver, posses financeiras, cultura, emoção e razão.
    Quem tem posses financeiras pode, perfeitamente, pagar “clínicas” caras. Quem não tem vai, sob protestos perante a familia, para um ” asilo”. Mas aí o idoso resiste porque prevê que vai ser lá abandonado.
    Os idosos, pela cultura brasileira, não aceitam a ideia de asilo. A emoção envolve toda a família, uns concordando e outros não com a ida do idoso para um “asilo” (que mesmo pago, é caro para a maioria dos brasileiros). A razão reclama um debate para se encontrar meios de resolver essa dificil situação. Se o Poder Público não oferece nem creches, escolas e hospitais decentes para nossas crianças, o que esperar de medidas a favor dos idosos (principalmente os sem posses)? Quanto aos “cuidadores”, acho que essa questão não pode ser tratada isoladamente, mas sim num quadro geral em que se discuta o verdadeiro e efetivo papel do Estado na proteção social do idoso.

  4. 1 de outubro de 2010 às 10:22 pm

    Ricardo Montoro
    disse:

    Quero oferecer uma atenção especial a esta questão. Coloco-me à disposição para isso. Antes e depois das eleições.
    Aguardo um contato seu.

    Um abraço,

    Ricardo Montoro

Comente esta Proposta