Incubadora de Projetos Sociais

Dê a sua opinão sobre esta proposta

* * * * ½ 4 votos

Votos

A Incubadora de Projetos Sociais Auto-financiados foi criada em agosto de 2006, tendo seu impulso no ano seguinte, quando Ricardo Montoro assumiu a Secretaria de Participação e Parceria.

Sediada na antiga Gráfica Municipal no bairro do Cambuci desde então, a incubadora vem se firmando como um importante trabalho para criar mecanismos e políticas que tenham por finalidade a inclusão social. A Incubadora facilita o desenvolvimento de projetos pilotos em parceria com a sociedade civil, para testar novas propostas e multiplicar os obtem bons resultados.  Além disso, a Incubadora tem um importante trabalho de resgate histórico cultural do bairro

O bairro do Cambuci leva o nome de um fruto que já foi abundante no local e que hoje está restrito a regiões de mata atlântica na Serra do Mar. Para resgatar a história e o fruto, foi feito um plantio de várias mudas da árvore, além de incentivo à inclusão de produtos a base do fruto no comércio local. A iniciativa deu tão certo que o bairro foi incluído na Rota do Cambuci, sediando inclusive a primeira etapa.

A Rota ainda passou pela vila de Paranapiacaba, Salesópolis, Rio Grande da Serra, Paraibuna, Natividade da Serra e Ilha Bela, locais onde vem se formando uma rede de comercialização e exploração do fruto.

Como parte das ações do resgate histórico também foi restaurada a praça do bairro e construído o Museu da Gráfica Municipal junto à Incubadora.

Além dessas atividades, a Incubadora abriga projetos sociais como a Remanufatura de Computadores, Núcleo Socioambiental Cambuci, Telecentro, NET Comunidade, entre outros.

Comente esta Proposta